Untitled Document
   
 

 

a nossa estória

 

o que é uma estória

estória s.f. (sXIII cf. FichIVPM)

1 ant. m.q. HISTÓRIA

2 (1912) B narrativa de cunho popular e tradicional; história. ETIM ing. story (sXIII-XV) ’narrativa em prosa ou verso, fictícia ou não, com o objectivo de divertir e/ou instruir o ouvinte ou o leitor’, do anglo-francês estorie, do fr.ant. estoire e, este, do lat. historia,ae, f. divg. de história adoptada pelo conde de Sabugosa com o sentido de narrativa de ficção, segundo informa J.A. Carvalho no seu livro Discurso & Narração, Vitória, 1995, p. 9-11; f. hist. sXIV estorya
in Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, 2001

 
 porque fazemos estórias

Um dia, um daqueles dias em que nos pomos a pensar na vida, pusemo-nos a pensar em como seria maravilhoso se, ao menos uma vez, todas as pessoas recebessem um presente especial. Um presente onde alguém lhes diria como a sua existência é importante e única. Um presente que pudessem guardar para sempre, para ler e reler todas as vezes que a dúvida surgisse e fosse preciso um pequeno empurrão para continuar.

Foi nesse dia que criámos o aqui há estória. Para que todos possam ter a possibilidade de surpreender alguém com aquelas palavras especiais, mesmo aqueles para quem a escrita é um mistério.